Vantagens da carteira de identidade luxemburguesa

Compartilhe em:

Muitos clientes desejam saber qual é a vantagem de se fazer a carteira de identidade luxemburguesa se o passaporte luxemburguês também é usado como documento de identificação.

O porte de uma carteira de identidade luxemburguesa só é obrigatório para os maiores de 15 anos de idade e que RESIDAM em território luxemburguês.

Vamos esclarecer aqui as vantagens deste documento:

  1. É um documento menor do mesmo tamanho de um cartão de crédito que pode ser mais facilmente transportado do que o passaporte. Sua durabilidade e risco de estragar é menor por ser feito de material plástico.
  2. É um documento de viagem aceito dentro do espaço Schengen, ou seja, pode ser possível passear pela União Europeia não precisando portar o documento do passaporte.
  3. A validade do documento é 10 anos para quem tem mais de 15 anos. A validade do passaporte para menores de 15 anos é a mesma da identidade. Portanto compensa bastante para quem tem mais de 15 anos.
  4. O custo da emissão é menor. Enquanto o passaporte custa 50 Euros, a identidade para maiores de 15 anos custa 14 Euros (em Luxemburgo) ou 34 Euros (na embaixada de Brasilia).
  5. Para os maiores de 18 anos, o documento pode ser utilizado como uma assinatura digital. E aí entra uma das maiores vantagens do documento, que é a possibilidade de efetuar diversos pedidos de forma remota para as autoridades luxemburguesas. Toda identidade tem um CHIP com um certificado digital que permite que você depois que comprar um hardware específico de 30 Euros(leitor chips) , possa se identificar de forma segura perante o portal MYGUICHET.LU e efetuar vários pedidos de forma remota. O menu destes serviços vai crescer cada vez mais. Hoje é claro, tem mais vantagem o certificado para a pessoa que reside em Luxemburgo ou deseja fazer negócios . Veja alguns dos serviços disponíveis através deste certificado digital:
    1. Atualizar e consultar o registro nacional.
    2. Imprimir o certificado de residência
    3. Solicitar uma bolsa de estudo de ensino superior
    4. Fazer declaração de impostos (lembrando que que não reside em Luxemburgo nem recebe renda de fonte pagadora de Luxemburgo não precisa declarar nem pagar nada)
    5. Emitir uma negativa criminal
    6. Solicitar abono familiar
    7. Consultar valores reembolsados pela seguridade social luxemburguesa (reembolso de consultas médicas)
    8. Emitir carteira de vacinação digital da COVID
    9. Assinar contratos
    10. Acessar serviços digitais como bancos, corretoras de valores, etc.

Como falamos , a oferta de serviços só tenderá a crescer cada vez mais. Luxemburgo conta com um Ministério da Digitalização e que tem um projeto para 2025 ter um governo 100% digital.

2 respostas para “Vantagens da carteira de identidade luxemburguesa”

  1. Gostaria de saber se o projeto de atendimento do governo ser 100% digital até 2025 tem como um dos objetivos facilitar a resolução de demandas todas pela internet diminuindo a necessidade de comparecer pessoalmente aos órgãos públicos!?

    1. O governo tem o objetivo de facilitar as demandas comuns do cidadão. Neste aspecto estão focando as demandas com a maior quantidade e/ou relevância. Os pedidos de nacionalidade entretanto estão com prioridade baixa neste quesito e se sua intenção com isso era tentar evitar ida ao Bierger Center para assinatura da recuperação/opção, infelizmente isso não será aceito por ser obrigação legal comparecer em Luxemburgo perante o oficial civil que é o órgão competente para efetuar o registro do pedido de nacionalidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *