Pedidos de nacionalidade de 2023

Compartilhe em:

O Ministério da Justiça publicou os dados dos procedimento de aquisição de cidadania em 2023. Nestes dados não constam os pedidos de nacionalidade obtidos através do artigo 7 (transmissão automática e involuntária da nacionalidade).

Foram 11904 pedidos de aquisição voluntária ao todo em 2023. Portanto o Brasil representa praticamente 37% do total de pessoas que realizaram estes procedimentos. (Recuperação, Opção e Naturalização).

A segunda nacionalidade que mais obteve a cidadania luxemburguesa por estes meios é a portuguesa, com 1237 pedidos, quase todos na modalidade OPÇÃO, representando 10% do total, seguidos pelos franceses com 1131 , representando 9% do total. O restante está pulverizado entre diversas nacionalidades.

Ainda veremos muitas pessoas finalizando os pedidos de recuperação em 2024 e 2025, num ritmo decrescente, sendo o prazo FINAL para pedidos de recuperação até 31/12/2025.

Pedidos e OPÇÃO, NATURALIZAÇÃO e TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA, não tem prazo para serem realizados.

3 respostas para “Pedidos de nacionalidade de 2023”

  1. Boa tarde!
    Meu nome é Jacir Hartmann tem um filho que estuda na Alemanha, Luis Gustavo Lauermann Hartmann, e gostaria de saber qual a possibilidade de conseguir cCadania Luxemburguesa.
    Explico: já tem parente com Cidadania, o mesmo é filho de uma prima irmã, ele vos indicou, o nome dele é Roberto Both, Hartmann por parte da mãe. diz ter consguido em função de uma bisavó ser Luxemburguesa. os avós dele e de meu filho são irmaos: Lauro e Jose Benno Hartmann.

    1. Quem deu direito aos descendentes de Lauro Hartmann foi a imigrante Catharina Weber que casou no Brasil com Guilherme Hartmann. Eles geraram João Alberto Hartmann , que por sua vez gerou o Alfredo Hartmann e ele é o pai do Lauro e do José.
      Nesta linha de descendência a última luxemburguesa é a Catharina Weber pois a mulher luxemburguesa na época NÃO PASSAVA A CIDADANIA ADIANTE. Portanto seu filho e todos os demais descendentes Lauro e José tinham direito de pedir a cidadania até 31/12/2018. Esta janela ficou aberta de 2008 a 2018 para pedidos(10 anos!). Alguns descendentes do Lauro pediram dentro deste prazo e conseguiram. Mas hoje infelizmente não existe mais nenhum dispositivo legal que permita que estas pessoas possam pedir a cidadania, lamentavelmente. Como o critério é por linha RETA, mesmo tendo colaterais (primos) que conseguiram a cidadania, isto não é possível pedir mais fazer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *